BAD considera “improvável” rácio da dívida cair para 60% do PIB
ANÁLISE. Governo estima para 2027 um rácio de 60% da dívida pública sobre o PIB. Em 2023 rácio aumentou 21,07 pontos percentuais.
O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) considera “improvável” que Angola consiga, no curto prazo, alcançar o objectivo de reduzir o rácio da dívida total para os 60% do produto interno bruto, justificando o ceptecismo com o baixo crescimento do sector petrolífero.
“A meta fiscal de médio prazo do Governo é reduzir a dívida total para 60% do PIB, principalmente por meio da consolidação fiscal, mas também pelo alongamento do prazo da dívida interna e pela substituição da dívida bilateral cara por dívida multilateral de longo prazo em termos favoráveis. Embora seja improvável que essa relação de dívida se materialize no curto prazo, devido ao baixo crescimento do setor petrolífero, o Governo ainda a vê como uma âncora fiscal confiável”, lê-se no relatório ‘Country Focus Report 2024 Angola’.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública