BAD e Banco Asiático de Desenvolvimento assinam acordo de troca de exposições de mil milhões USD
FINANÇAS. Vice-presidente para as Finanças do BAD explica que a transacção constitui uma demonstração contínua da cooperação entre os bancos multilaterais de desenvolvimento, tal como recomendado pelo grupo de trabalho do G20 sobre a arquitetura financeira internacional.
O Banco Africano de Desenvolvimento e o Banco Asiático de Desenvolvimento assinaram um acordo de exposição cambial (EEA, sigla em inglês) no valor de mil milhões de dólares com o objectivo de melhorar a posição do capital da instituição africana e a sua capacidade de concessão de empréstimos sustentáveis no continente.
Segundo o BAD, o acordo permitirá ao banco optimizar os seus recursos de capital através da redistribuição das exposições soberanas, reduzindo assim os riscos de concentração da carteira e proporcionando um amortecedor contra potenciais migrações de crédito dos países membros.
Ao atenuar a concentração soberana e ao manter um perfil de risco diversificado, explica o BDA, a troca reforçará a capacidade de oferecer um maior apoio a todos os seus países mutuários, mesmo no contexto dos desafios globais que afectam as economias africanas.
O vice-presidente para as Finanças do BAD, Hassatou N’Sele, explicou que a transacção constitui uma demonstração contínua da cooperação entre os bancos multilaterais de desenvolvimento (BMD), tal como recomendado pelo grupo de trabalho do G20 sobre a arquitetura financeira internacional.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.
Jovens abraçam a costura e adaptam-se às dificuldades do negócio