Girabola Zap
Banco BAI
Para financiamentos até 50 milhões de kwanzas

BAI lança ‘PAC Express’

O Banco Angolano de Investimentos (BAI) colocou à disposição o ‘PAC Express’ um produto que permite financiamentos até 50 milhões de kwanzas, por projecto, para as micro, pequenas e médias empresas (MPME) e cooperatiivas legalizadas.

BAI lança ‘PAC Express’

O projecto faz parte do Programa de Apoio ao Crédito (PAC), que tem como objectivo financiar o sector produtivo.

Em nota a que o VALOR teve acesso, o BAI assegura que o ‘PAC Express’ vai permitir “respostas rápidas” e “sem burocracia”, por parte do banco e os projectos e iniciativas podem ser apresentados “recorrendo a informações simples das actividades das empresas e o BAI responderá com uma simulação financeira das potencialidades e viabilidade do negócio proposto”. “Os projectos mais valorizados serão aqueles que comprovadamente complementem a actividade comercial na região e zona de operação e dessa forma reduzam as modalidades de concorrência e, por conseguinte, melhorem as hipóteses de sucesso comercial dos mesmos”, lê-se na nota.

 Esse pacote, explica o banco, vem na sequência da deslocação ao terreno e de oito seminários realizados pelo país sobre o PAC, que visou ouvir os empresários e cooperativas sobre as suas necessidades e condições.

 O PAC é uma iniciativa do Governo, integrado no Prodesi, e o seu financiamento resulta de memorandos de implementação rubricados entre o Ministério da Economia e Planeamento, o Banco Desenvolvimento de Angola, o Fundo de Garantia de Crédito e oito bancos.

 

 

 

X