Banco Japonês financia compra de cabos submarinos
O Banco para Cooperação Internacional (do Japão) e o Banco de Desenvolvimento de Angola (BAD), assinaram, na quarta-feira, em Luanda, um acordo de financiamento no valor de 109,7 milhões de dólares para compra de cabos ópticos submarinos.
De acordo com uma nota de imprensa enviada a Angop, no mesmo período foi também assinado o Contrato Mútuo “ Loan Agreement ” entre o BAD e a Angola Cables, no quadro do financiamento do projecto do Sistema de Cabo do Atlântico Sul (SACS), em Luanda.
A 4 de Novembro de 2014, a Angola Cables anunciou ter assinado um acordo comercial com a NEC Corporation para a construção do SACS, o primeiro sistema de cabo que atravessa o Atlântico Sul, unindo Angola ao Brasil.
O empréstimo visa financiar parte do montante necessário para a ‘Angola Cables’ através do BAD, para a compra do sistema completo de cabo óptico submarino, medindo uma extensão total de aproximadamente 6.200 quilómetros de comprimento, para o projecto que conecta directamente Angola e Brasil.
O sistema óptico de cabo submarino será fabricado e instalado pela Nec Corporation e suas subconstrutoras, aplicando a alta tecnologia japonesa com mais alto padrão mundial em capacidade de transmissão de dados conectividade e amplificação.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública