Banco Lazard aberto ao financiamento aos países africanos
O banco franco-americano Lazard, criado em 1848 em Nova Orleães, Estados Unidos, garante financiamento aos países africanos, desde que estes apresentem projectos à instituição bancária.
Para o efeito, a Embaixada de Angola, em Paris, foi palco de uma conferência, na quarta-feira (25), entre o Banco Lazard e os embaixadores africanos acreditados em França.O evento teve como objectivo levar aos embaixadores africanos conhecimentos sobre as melhores estratégias para a obtenção de financiamentos, montagem de estruturas financeiras complexas e métodos de reorganização financeira públicas, privadas ou mistas.
O encontro, em que participaram mais de 40 representantes diplomáticos africanos acreditados em Paris, foi aberto pelo embaixador de Angola em França, Miguel da Costa, na qualidade de decano do grupo de embaixadores africanos acreditados em França.
O Banco Lazard foi representado ao seu mais alto nível, com destaque para Michele Lamarche, responsável pelo Departamento de Conselho aos Governos e Empresas do Sector Publico, Ngozi Okonjo Iweala, antiga ministra das Finanças da Nigéria, antiga numero dois do Banco Mundial, actualmente conselheira sénior da Instituição, Daniel Cohen, economista sénior do Banco, fundador da Escola de Economia de Paris e com grande experiência na formulação de políticas económicas; Pierre Cailleteau, conselheiro sénior do Banco, antigo funcionário do FMI.
O Banco Lazard foi criado em Nova Orleães em 1848 como instituição financeira franco-americana e está presente em França desde 1858. Actua em 27 países do mundo.
JLo do lado errado da história