Banco Mundial: Sector financeiro angolano enfrenta alto risco
Angola faz parte do grupo de países, cujo sector financeiro enfrenta elevados riscos nos próximos 12 meses, segundo o relatório Finance and Prosperity 2024, do Banco Mundial, que examina os desenvolvimentos e vulnerabilidades do sector financeiro em países de baixa e média renda.
Entre outras questões, o estudo coloca Angola entre os países, cujo nível do crédito malparado do sector bancário é preocupante. “Reflectindo o ambiente macroeconómico desafiante, os rácios de crédito malparado são elevados em alguns países, incluindo o Gana (20,7 por cento), Angola (15,1 por cento) e o Quénia (14,8 por cento)”. Por outro lado, alerta para o risco que os bancos correm com o forte investimento em título públicos, lembrando existirem casos na África Subsariana, cujos sectores bancários “detinham níveis elevados de títulos públicos e, como resultado, a recente reestruturação da dívida pública impôs grandes perdas aos bancos e corroeu significativamente a sua solvência”.
Cinquenta países foram abrangidos pelo relatório inaugural, representando 93% do total de activos bancários dos países de baixa e média renda. Cerca de 30% desses países, conclui o estudo, enfrentam altos riscos do sector financeiro nos próximos 12 meses. A maioria não tem uma estrutura de política adequada e capacidade institucional para lidar com os desafios da estabilidade financeira.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública