Bancos perderam 73,8 mil milhões kwanzas com contributo decisivo do Sol, VTB, Yetu e BAI
BALANÇO. Queda no lucro de quatro bancos pesou negativamente no resultado global das instituições financeiras bancárias. BAI está a perder terreno na discussão dos que mais lucram no mercado angolano, alistando-se entre os que registaram perdas juntamente com o público BPC.
O lucro de um total de 12 instituições financeiras bancárias, com excepção de dois grandes em activos, designadamente o BFA e o BIC (ver gráficos), sofreu um recuou 73,8 mil milhões de kwanzas no fecho do segundo trimestre, indicam cálculos do Valor Económico com base nos balancetes.
No final de Junho, os 12 bancos contabilizaram lucro de 226,9 mil milhões de kwanzas, assinalando uma queda de 24,5% se comparado aos 300,8 mil milhões do período homólogo. A redução foi influenciada, sobretudo, por quatro bancos. Entre os principais destaca-se o Sol, em que o presidente João Lourenço foi accionista até chegar à presidência. O banco administrado por André Lopes sofreu um trambolhão de 95,6%, ao contar apenas 863,136 milhões, ou seja, perdeu 843,362 mil milhões comparativamente aos 19,7 mil milhões do período homólogo.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública