Barco com quatro pescadores continua desaparecido
A polícia marítima está a tentar localizar uma embarcação desaparecida há mais de uma semana, com quatro pescadores a bordo, na comuna da Baía Farta, em Benguela, foi hoje (23), anunciado pelo administrador local.
Segundo o administrador da Baía Farta, José Ferreira, a embarcação de pequeno porte fez-se ao mar a 15 deste mês e desde então deixou de ser vista. "Confirmo o desaparecimento desta embarcação, trata-se de uma embarcação de pequeno porte, denominada Esperança, de cor verde, que se fez ao mar a 15 de Novembro, deste ano, com quatro marinheiros a bordo", disse o dirigente, em declarações à RNA.
José Ferreira salientou que a embarcação navegava nas áreas do Chamune e já foi lançado o pedido de socorro às entidades marítimas no sentido de ajudar na sua localização. "As entidades marítimas estão a trabalhar no sentido de procurarem localizar e obterem dados sobre a localização desta embarcação e queremos deixar aqui o nosso compromisso, tão logo tenhamos dados recentes iremos passar a informação", acrescentou.
A 25 de Outubro a Polícia de Guarda Fronteiras resgatou do alto-mar com vida três pescadores de uma embarcação de pesca artesanal desaparecida durante alguns dias e que foi encontrada a 60 milhas da costa em Benguela.
Trata-se do segundo caso envolvendo barcos de pesca artesanal naquela província do sul de Angola, em poucos dias, depois de uma outra ter naufragado ao largo do Lobito, com cinco pescadores a bordo. Apenas dois pescadores foram resgatados com vida nos dias seguintes.
Um destes deu à costa ao fim de dois dias no interior de uma arca frigorífica e outro foi resgatado por um navio de pesca da Namíbia já em alto-mar. Estes incidentes estão relacionados com a forte agitação marítima que se regista na região.
Secretário de Estado admite que Angola continua “a perder muito dinheiro” com...