Barragem hidroeléctrica da Matala consome 120 milhões USD
Um total de 120 milhões de dólares norte-americanos serão investidos, este ano, para a renovação de três turbinas e a consequente reabilitação da subestação e electrificação da Barragem Eléctrica da Matala, na província da Huila.
Segundo o ministro de Energias e Águas, João Baptista Borges o processo vai obedecer duas componentes.A reabilitação de toda infra-estrutura física, que está praticamente concluída e foi realizada por uma empresa Canadiana.
A segunda, reforçou, passa por reabilitar a casa de forças que são as áreas onde estão instaladas as turbinas que produzem energia eléctrica, bem como a subestação que vai ligar o Lubango a cidade de Moçâmedes. “Esta parte será feita no âmbito da linha de financiamento com a linha de crédito com a Espanha, através de uma empresa espanhola e o financiamento já está aprovado e este mesmo projecto, deverá arrancar ainda este ano e poderá gerar energia na ordem dos 30 megawatts e repovoar a produção anterior”, disse.
O ministro fez estas declarações à margem de um encontro, ontem (4) com o governador João Marcelino Tyipinge, no quadro de uma visita de poucas horas àquela província da Huíla.
De uma forma geral, prevê-se efectuar um milhão de novas ligações de energia eléctrica em toda província até 2022, correspondendo a 200 mil novas ligações anuais por ano, isto é, para atender aquilo que é objectivo que foi fixado pelo programa do governo, atinente à promoção e ao acesso de 50 % da população do país a beneficiar deste produto.
Zénu dos Santos renuncia ao indulto de João Lourenço e aponta “equívoco...