BCI declarou 44,6 mil milhões de kwanzas a mais no crédito bruto
BANCA. Diferença entre crédito bruto declarado pelo banco, face ao valor apurado pela Deloitte é de mais de 44,6 mil milhões de kwanzas. BCI declara 121 mil milhões de kwanzas, ao passo que auditor contabiliza ‘apenas’ 76,4 mil milhões de kwanzas.
Depois de a KPMG já o ter feito em 2022, o auditor externo das contas do BCI, referentes ao ano passado, no caso a Deloitte, voltou a fazer observações sobre a resistência do banco em disponibilizar informações e documentos que comprovem a conformidade do crédito à legislação e a situação efectiva desses empréstimos.
No exercício de 2023, segundo as demonstrações financeiras do banco, o valor bruto de crédito a clientes alcansa os 121 mil milhões de kwanzas. No caso dos extrapatrimoniais e das imparidades acumuladas, os números situam-se acima dos 30,7 mil milhões e dos 22,3 mil milhões, respectivamente. No entanto, a análise da Deloitte, resultante da selecção de uma amostra aleatória de operações com clientes, mostra números significativamente mais baixos. Segundo a auditora, o valor bruto de crédito a clientes foi de 76,4 mil milhões de kwanzas, os extrapatrimoniais ficaram-se pelos 26,9 mil milhões e as imparidades estão contabilizadas em 14,1 mil milhões de kwanzas.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública