Anúncio de subscrição
Primeiro na Bolsa

BFA cria fundo de investimentos em valores mobiliários

30 Mar. 2022 Mercado & Finanças

O Banco de Fomento Angola (BFA), através da Sociedade Gestora de Organismos de Investimento Colectivo (BFA GA), lançou nesta quarta-feira o primeiro fundo de investimento em valores mobiliários, fechado, denominado ‘BFA Oportunidades XI’.

BFA cria fundo de investimentos em valores mobiliários

O fundo visa efectuar aplicações em oportunidades detectadas na dívida pública angolana e em instrumentos de mercado monetário em moeda nacional.

Qualquer investidor, seja cliente do banco ou não, pode investir a partir de 1.006 kwanzas por cada unidade de participação. Rui Oliveira, presidente da Comissão Executiva da BFA Gestão de Activos, espera que a iniciativa estimule outros operadores: “vamos continuar a inovar, enquanto sociedade gestora sem dúvidas para o mercado, dar o nosso sinal claro que estamos aqui para demonstrar que é possível fazer. Que venham mais fundos de outras sociedades gestoras para podermos catapultar o nosso mercado e transformá-lo na grande potência que tem vindo a demonstrar”.

Por sua vez, Walter Pacheco, presidente da Comissão Executiva da Bodiva, acredita que o mercado de capitais está “numa fase de viragem e afirmação, o que em alguns anos era tabu caminha para a realidade”. “Esta realidade materializar-se-á quando tivermos as primeiras empresas a serem listadas em bolsa, neste processo os fundos de investimento têm um papel essencial. Este tipo de segmento vai permitir a massificação do mercado de capitais,” acentua.