Pub
REGULADOR AVANÇA COM PUNIÇÕES

BNA acusa bancos Yetu e BCI de violarem a lei de combate ao branqueamento de capitais

FISCALIZAÇÃO. Infracções cometidas pelos dois bancos alistam-se entre as que levaram o país novamente à lista cinzenta do GAFI. Banco Nacional aplicou uma multa global de 1,4 mil milhões de kwanzas. Banco Yetu, controlado por Elias Piedoso Chimuco, é o que mais se desviou  da lei. 

BNA acusa bancos Yetu e BCI de violarem a lei de combate ao branqueamento de capitais

O regulador do sistema financeiro aplicou multas aos bancos BCI e Yetu e ao ex-presidente da comissão executiva desta última instituição, João da Costa Ferreira, por prática de infracções consideradas “especialmente graves”.

A punição resultou de processos concluídos em 11, 12 e 27 de Março deste ano, mas só foi divulgada na noite desta segunda-feira, 28. 

O banco Yetu, controlado pelo empresário Elias Piedoso Chimuco, é o que sentiu a ‘mão mais pesada’ do Banco Nacional de Angola (BNA). Dias depois de os accionistas ‘varrerem’ o seu conselho de administração sem fundamentar as razões, o banco Yetu foi multado em mil milhões de kwanzas. Valores muito próximo dos 1,251 mil milhões que lucrou no primeiro trimestre de 2025, em que registou um abrandamento no encaixe financeiro, de quase 80%, comparativamente ao trimestre anterior, e de 35% face ao trimestre homólogo.

A sanção pecuniária  foi aplicada, segundo nota do BNA, por violação de regras e procedimentos de prevenção e combate ao branqueamento de capitais, financiamento ao terrorismo e proliferação de armas de destruição em massa, nomeadamente as “obrigações de diligência e abstenção, em sede do estabelecimento de relações de negócios com contrapartes, bem como por deficiências graves no sistema de controlo interno, com destaque na insuficiente afectação de recursos para o controlo e gestão de riscos, segregação de responsabilidades e mitigação de conflitos de interesses, assim como a ausência de autonomia e independência das funções de controlo.”

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.