Metade dos valores provêm de bancos comerciais

BNA denuncia a existência de 30 mil milhões USD no exterior

Pelo menos 30 mil milhões de dólares norte-americanos pertencentes a Angola estão depositados no exterior em bancos comerciais correspondentes, revelou na quarta-feira (13), em Luanda, o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano.

HARD JOSE MASSANO GOVERNADOR DO BNA ROGERIO TUTI KA IMAGENS

Metade deste dinheiro (15 mil milhões de dólares), explicou, são depósitos de bancos comerciais e instituições financeiras angolanas junto dos seus correspondentes no exterior, com base em dados da balança de pagamento compilados pelo Banco Internacional de Settlements (BIS).

Outra metade, segundo o governador, que falava à margem do encerramento do seminário sobre o combate à corrupção, nepotismo e branqueamento de capitais, promovido pelo MPLA, corresponde aos depósitos de entidades não financeiras, como o Tesouro Nacional, Fundo Soberano de Angola, empresas públicas e particulares.

Perante este cenário, referiu, o BNA vai redobrar a vigilância e aplicar de forma eficaz a legislação que evita a fuga e branqueamento de capitais para o estrangeiro.

No acto de encerramento do seminário, o Vice-presidente do MPLA e Presidente da República, João Lourenço, pediu aos angolanos com fortunas no exterior a repatriarem este capital a partir do início do próximo ano, a fim de investirem no país, sob pena de verem o dinheiro confiscado para o Estado angolano.