BNA promove feira sobre poupança e micro-crédito
Uma feira sobre ‘Poupança e Micro-Crédito’ decorre desde terça-feira, em Benguela, no âmbito do Dia Mundial da Poupança, assinalado a 31 de Outubro.
A feira com duração de cinco dias foi aberta pelo administrador municipal de Benguela, Carlos Guardado, e junta várias instituições financeiras para transmitirem e reflectirem com os utentes e não só sobre a importância do crédito no âmbito da poupança e dar a conhecer os seus serviços.
Durante o acto, o sub-director do Centro de Desenvolvimento e Competência do Banco Nacional de Angola, Sandro Santos, apelou a população a mudar urgentemente de comportamentos sobre o consumo para haver mais poupança.
O também economista disse ser possível poupar no actual contexto económico, desde que haja redução nos níveis de consumo, cuja mudança de atitudes passa sobretudo pelas instituições financeiras que devem ir ao encontro dos consumidores e reforçar a literacia através do sistema de educação financeira.
“Se a economia não cresce, é através da poupança que é possível reforçar o crédito e não apenas com pessoas de baixa renda”, disse, afirmando ser através da poupança que existem ganhos financeiros, porque validada e incrementada é um subsídio incondicional para o fácil crédito, que visa entregar as famílias e agentes económicos mais capacidade de liquidez, bem como no aumento de consumo.
No âmbito da efeméride, decorreu ainda, na cidade do Lobito, um fórum sobre actividades de crédito, onde foram debatidos temas sobre 'O crédito e a sua importância para o desenvolvimento económico', 'A importância do micro crédito na economia angolana' e a 'Importância do seguro no crédito.
“A conduta de mercado e relacionamento dos clientes com a instituição” e “a importância da central de riscos de crédito no sistema financeiro angolano” foram outros temas abordados por quadros séniores dos Bancos Sol BNI, BPC, da Ensa e do departamento de supervisão prudencial do BNA.
Desmantelada rede criminosa com 120 mil dólares falsos