BNA vai estabelecer princípios de reporte de ESG para instituições financeiras
REGULAÇÃO. Após instituições financeiras entenderem os princípios de ESG serão obrigadas a publicar regularmente o reporte. Actualmente apenas três, dos 23 bancos em actividade no mercado, divulgam as acções desenvolvidas.
O Banco Nacional de Angola (BNA) está a proceder a um estudo para a implementar, no mercado, um sistema financeiro “mais sustentável”, baseado em práticas ESG (focadas em questões ambientais, sociais e governança), de modo a que as instituições financeiras passem a publicar reportes das acções desenvolvidas em cada período ao regulador.
A directora do departamento de regulamentação e organização do sistema financeiro do BNA, Carla Gomes, avança ao Valor Económico que, a partir de Agosto, serão estabelecidos os princípios que ditarão como as instituições devem efectuar o reporte.
“Os princípios serão orientadores para que as instituições trabalhem de forma mais afincada, com mais objectivos em linha com aquilo que é expectável para o supervisor, e poderem prestar a informação conforme o supervisor quer receber esta informação”, afirma, afastando a possibilidade da criação de um instrutivo ainda este ano que obrigue as instituições financeiras a publicarem os relatórios sobre ESG. “A regulação não é para já, vem depois de termos identificado todo o risco. As instituições também devem identificar como é que vão monitorar, para termos capacidade de dizer que as instituições financeiras já estão bem familiarizadas com o contexto de ESG”, assinala.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública