BPI apresenta resultados negativos no primeiro semestre
O banco português BPI anunciou ontem (26) resultados negativos de 102 milhões de euros (quase 19 mil milhões de kwanzas) no primeiro semestre, metade dos quais provenientes da sua operação angolana, o BFA, que, em Janeiro, deixou de ser maioritário.
O resultado é comparado com os 106 milhões de euros (19,7 mil milhões de kwanzas) obtidos nos primeiros seis meses do ano passado e é atribuído pelo presidente do banco, Pablo Forero, à venda de 2% e de consolidação do Banco de Fomento Angola – menos 212 milhões de euros (39,5 mil milhões) após impostos – e também ao custo total de 106 milhões de euros com um programa de saídas voluntárias.
Sobre a venda de 2% do BFA Angola, o responsável disse que, para já, o BPI não vende mais participação, revelando uma recomendação forte do Banco Central Europeu para vender ou reduzir participação assim que possível.
O BFA “não é uma prioridade”, garantiu. Pablo Forero considerou que o BPI teve, entretanto, “um semestre positivo”, durante o qual reforçou a solvabilidade e liquidez e ganhou clientes.
Governo recua e retira Unicargas da lista das privatizações