Camponeses de Malanje receberam 31 milhões de kz
Projecto de Agricultura Familiar e Comercialização (MOSAP II) disponibilizou perto de 31 milhões de kwanzas para mais de 1600 famílias para a aquisição de sementes e fertilizantes em Malanje, entre Maio e Agosto deste ano.
O apoio aos camponeses filiados a cooperativas e associações dos municípios de Malanje, Cacuso, Calandula, Quirima e Cangandala, serve para viabilizar a produção de hortícolas. Segundo o coordenador provincial do MOSAP II, Paulo Sozinho, 20% deste valor estãáconsagrado à comparticipação dos próprios beneficiários e destinam-se à preparação mecanizada da terra.
O município de Cacuso foi o maior beneficiário e os camponeses da comuna de Soqueco, região que beneficiou pela primeira vez do apoio do MOSAP, por ser uma localidade com potencial hídrico e arável para a produção de hortícolas, receberam consideráveis quantidades de sementes de repolho e tomate, bem como 15 toneladas de fertilizantes, adubos, insecticida e fungicidas para defender as culturas das pragas.
Fruto destes apoios, prevê-se uma colheita, a partir do mês de Setembro, de 640 toneladas de tomate e 800 toneladas de repolho nos cinco municípios, com o resultado da venda dos excedentes a reflectir-se a favor dos próprios produtores e sobre a criação de caixas comunitárias.
O responsável provincial do projecto entende, no entanto, que, com as caixas comunitárias, os camponeses podem poupar dinheiro para garantir a continuidade da produção agrícola. O MOSAP II encerra em Dezembro deste ano e garante continuar a apoiar as famílias camponesas associadas, através de financiamentos de projectos, treinamento nas escolas de campo, bem como a entrega de sementes e fertilizantes.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública