Cerca de 40 empresas com nomes ‘limpos’
Cerca de 40 empresas que aderiram ao Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi) ficaram “livres” da Central de Informação e Risco de Crédito (CIRC).
Segundo o secretário de Estado do Planeamento, Milton Reis, muitos promotores com “pendentes” foram sensibilizados para irem à banca renegociar ou limparem os seus nomes do CIRC para beneficiarem de créditos. “Temos resolvido muitos problemas. Muitos promotores que tinham pendentes por uma questão de falar com o banco acabam por negociar e resolver o pendente. Muitas vezes são questões pequeninas que são por distração”, revelou Milton Reis, durante um 'briefing' promovido pelo Ministério da Economia e Planeamento.
O governante garantiu que o Ministério tem apoiado a resolver estes "constrangimentos" principalmente na fase do comité de crédito do banco.
Ainda no mesmo 'briefing', o chefe de departamento para Economia, Jerónimo Pongolola, avançou que os valores por regularizar no CIRC, “muitas vezes não são altos”, outras vezes têm mesmo que ver até com cartões de crédito com saldo por pagar.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...