Chevron acresce 20 mil barris
PETRÓLEO. Operadora e parceiros do bloco 0 investiram cerca de 2.000 milhões de dólares para 50 novas perfurações. Só restam seis e os resultados são animadores.
O resultado da perfuração de quatro novos poços, este ano, no campo Mafumeira Sul, Bloco 0, superou as expectativas da Chevron e dos parceiros.
Ao contrário da média estimada de 16 mil barris por dia, os quatro poços aumentaram em 20 mil barris a produção diária do Bloco 0. Segundo a companhia, a explicação está no facto de um dos blocos ter garantido uma produção diária de oito mil barris, contra os quatro mil estimados. “Os quatro poços vieram adicionar ao campo uma produção de 20 mil barris” referiu o responsável para o desenvolvimento do campo, Joaquim Neto, estimando em cerca de 85 mil barris/dia a produção actual do Bloco 0.
Durante a ‘Conferência internacional de petróleos’, organizada pela Universidade Católica de Angola, Joaquim Neto referiu que, para 2019, está prevista a perfuração de mais quatro poços. O programa do campo Mafumeira prevê a perfuração de 50 poços, num investimento de 2.000 milhões de dólares, estando já executados 44, com resultados positivos. “Furamos 44 poços no reservatório Pinda, sem nenhum poço seco”, assinalou Joaquim Neto.
O Mafumeira Norte, que foi a primeira fase do desenvolvimento do Campo Mafumeira, entrou em desenvolvimento em 2009, enquanto a segunda fase - o Mafumeira Sul - arrancou em 2017, a 15 milhas da costa (24 km), no ‘offshore’, na província de Cabinda.
A Chevron é um dos maiores produtores de petróleo no país, com uma produção líquida diária de 113 mil barris/dia em 2017, operando duas concessões em nome dos seus parceiros no Bloco 0: Sonangol E.P (41%), Total Angola (10%) e ENI Angola (9,8%). No Bloco 14, tem como parceiros a Sonangol P&P (20%), Total Angola (20%), ENI Angola (20%) e GALP - Exploração e Produção (9%).
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública