China e Espanha foram os principais compradores de petróleo de Angola
A China e a Espanha foram os principais compradores de petróleo bruto de Angola no terceiro trimestre deste ano.
A China teve uma quota de 61,1%, menos 3,2%, do que no segundo trimestre deste ano, e a Espanha registou um aumento significativo ao sair dos 3,9% no segundo trimestre para os 10,8% no terceiro trimestre, do total da compra do petróleo.
De acordo com dados Relatório da Balança de Pagamentos e Posição do Investimento Internacional, do Banco Nacional de Angola (BNA), a que o Valor Económico teve acesso, às receitas de exportação,no terceiro trimestre, aumentaram em 17,3%, fixando-se em 9,8 mil milhões de dólares contra os 8,3 mil milhões de dólares do trimestre anterior. “O referido aumento é justificado essencialmente pelo aumento da receita de exportação de petróleo bruto, de gás e dos diamantes”, lê-se.
O saldo da conta corrente manteve-se superavitário, fixando-se em 2,5 mil milhões de dólares. O comportamento da conta corrente foi influenciado, essencialmente, pelo aumento do saldo da conta de bens e pelo desagravamento dos saldos deficitários das contas de serviços, rendimentos primários e secundários.
Venâncio Mondlene acusa João Lourenço de temer reabertura do processo ‘dívidas ocultas’