Clima económico começa 2024 a cair três pontos com os empresários a apontarem o dedo ao Governo
ANÁLISE. Excesso de burocracias e regulamentações estatais estão entre os principais entraves que ensombram o clima económico, além da falta de financiamento e reduzido consumo. Empresários e gestores inseridos nos sectores da construção e comunicação não confiam na economia.
O clima económico recuou três pontos no primeiro trimestre, face ao período homólogo, baixando dos 14 para os 11 pontos, segundo um relatório sobre a ‘Conjuntura Económica’, publicado recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Em relação ao trimestre anterior (o quarto do ano passado) em que teve oito pontos, verifica-se um aumento de três pontos, razão pela qual o instituto coloca a confiança dos empresários em um nível “favorável”, apesar das inúmeras dificuldades reiteradas justamente pelos agentes económicos.
As dificuldades são, de resto, semelhantes em todos os sectores que constam da publicação do INE. Do sector do comércio, do turismo à indústria transformadora, os empresários sentem-se afectados por um conjunto de entraves derivados das políticas públicas.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública