ELEIÇÕES 2017

CNE envia convites a três mil observadores internacionais

O presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), André da Silva Neto, informou hoje que vai enviar convites a observadores internacionais para as eleições gerais, marcadas para 23 de Agosto.

 

Segundo André da Silva Neto, no final de um encontro que manteve com o ministro do Interior, Ângelo Veiga Tavares, os observadores internacionais "vão precisar não só de facilidade de vistos de entrada como também de protecção para a sua integridade física para não sofrerem qualquer moléstia".

O plenário da CNE vai trabalhar na sexta-feira (30) e sábado (1 de Julho) para começar a expedir os convites para que as entidades venham observar as eleições. "Estamos a trabalhar neste momento.

O plenário da CNE ainda vai reunir esta semana, para formular os convites para os observadores internacionais. Prevemos, ao nível nacional e internacional, um total de três mil observadores. Já estão definidas as quotas para os observadores internacionais", avançou.

Além da questão dos observadores, o encontro serviu para abordar outros aspectos, entre as quais o mapeamento que está a ser levado a cabo, o transporte do material eleitoral para os destinos indicados. Por sua vez, o ministro do Interior disse que recebeu informações úteis sobre a organização do processo eleitoral, que vão facilitar a intervenção dos efectivos na garantia da segurança das eleições.

Ângelo Veiga Tavares referiu que convidou a CNE a fazer parte do encontro previsto para Julho com os partidos políticos concorrentes às eleições, para abordar questões sobre a segurança, “para que as eleições decorram com tranquilidade”.

"Recebemos da CNE todas as informações sobre a organização do processo, trocamos algumas impressões, transmitimos também algumas inquietações, alguns pontos de vista e iremos continuar a manter esse diálogo permanente até a realização do pleito eleitoral", concluiu.