JURISTAS APONTAM RISCOS DA EXIGÊNCIA DA 12ª CLASSE PARA SE OBTER CARTA DE CONDUÇÃO

Código de Estrada pode aumentar falsificação de certificados escolares

23 Aug. 2023 António Miguel De Jure

PROJECTO-DE-LEI.  Conselho Nacional de Viação e Ordenamento do Trânsito provoca polémica, após ter apresentado, para consulta pública, a proposta que estabelece que o nível de escolaridade mínima exigida para a obtenção da carta de condução, passe da 6.ª para a 12.ª classe.

Código de Estrada pode aumentar falsificação de certificados escolares

Exigir ter concluído a 12ª classe para a obtenção de uma carta de condução pode a fomentar corrupção nos estabelecimentos de ensino, com vista a conseguir-se uma declaração de forma ilegal, alerta o jurista Pedro Kaparacata. 

As escolas do ensino privado “serão as mais visadas”. “Este é um tipo de medida que só promove a corrupção”, avisa o jurista, acrescentando “também será uma oportunidade para os próprios polícias aprimorarem as acções de corrupção”.  O anúncio foi feito pelo Conselho Nacional de Viação e Ordenamento do Trânsito, no âmbito do Projecto de Lei de Revisão do Código de Estrada, que prevê alterações profundas, entre elas, o aumento da escolaridade.

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.