Congresso de petróleo em Luanda
Luanda recebe, entre 16 e 19 de Maio, a oitava edição do Congresso e Exposição de Petróleo de África (CAPE VIII).
O encontro visa promover e apoiar o investimento no sector do petróleo e gás em África e é promovido pela Organização Africana dos Produtores de Petróleo (APPO) e a empresa Amtrade.
Esta é a primeira vez que Angola acolhe o certame que inscreve, entre outros temas, ‘O impacto da COP-26 e da transição energética no futuro da indústria de petróleo e gás em África’, ‘O Desenvolvimento do conteúdo local africano’ e ‘Actualizações dos sectores upstream e downstream e agregação de valor através do conteúdo local’.
O Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos explica que o encontro vai, igualmente, abordar as orientações baixadas por altos dirigentes políticos africanos responsáveis do sector.
O CAPE VIII é organizado há 18 anos, sendo o maior e mais influente evento de petróleo e gás no continente africano, visando proporcionar aos investidores a oportunidade de terem informações e conhecimentos profundos sobre a direcção estratégica da indústria de petróleo e gás em África.
“É uma conferência obrigatória e a única plataforma completa sobre política, negócios e interacção dos países membros da APPO”, detalha o ministro Diamantino Azevedo.
São esperados como participantes decisores, profissionais e operadores do sector público e privado a nível nacional, regional e internacional.
A sétima edição realizou-se em Abuja, Nigéria, em 2016, tendo atraído 47 palestrantes, 470 participantes de 37 países, 55 expositores e 13 patrocinadores.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...