Contas Bankita aumentam movimentações nos TPAs
Perto de 59,3% das movimentações nas contas Bankita, no primeiro semestre do ano, foram transaccionadas por intermédio de Terminais de Pagamento Automático (TPA).
O relatório de estabilidade do Banco Nacional de Angola (BNA) indica que o facto garante maior aptidão para o uso dos meios de pagamentos electrónicos, diminuindo assim a utilização de dinheiro físico, resultando em maior segurança para o consumidor de produtos e serviços financeiros. Segundo o relatório, as operações contribuíram também para a diminuição das reclamações em 1,7% passando para 6967 reclamações em Junho do ano em curso, com destaque para a redução das reclamações relativas a cartões de débito e internet banking.
O documento avança ainda que as operações contribuíram para a melhoria dos serviços prestados aos consumidores bancários e não bancários, tendo sido instruídos 254 processos de acção sancionatória, dos quais 55,5% correspondentes às instituições bancárias e o remanescente às não bancárias.
No quarto trimestre de 2021, com objectivo do desenvolvimento da educação e inclusão financeira, foram realizadas 412 palestras, comparativamente às 171 no período homólogo, direccionadas a 14,8 mil participantes de diversas regiões do país, comparadas às 4,4 mil ocorridas no período homólogo.
A conta Bankita continua a apresentar uma trajectória crescente ao longo dos anos, o que, para o BNA, pode ser associado aos resultados positivos das acções de formação e capacitação, palestras sobre educação financeira bem como às campanhas de sensibilização, que contribuem para o aumento dos níveis de inclusão financeira.
O relatório indica que, até ao final de 2021, foram abertas 942,8 mil contas Bankita. Este crescimento, entende o BNA, não reflecte nos depósitos ao registarem uma redução de 8,83%, passando de 4,9 mil milhões em 2020 para 4,4 mil milhões, em 2021.
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