Contribuição fiscal da Ibersol diminui 69%
CONTAS. Representante em Luanda das cadeias de restaurantes KFC e Pizza Hut e demais marcas pelo mundo inscreveu queda de 19,7% no balanço do ano passado face a 2017. Volume de negócio em Angola recuou 40%. Imposto ao Estado ressentiu-se.
As contas de balanço da Ibersol, grupo representante das marcas KFC e Pizza Hut em Angola, registaram, até Dezembro do ano passado, uma queda nos lucros de 25,1 milhões de euros, cerca de 20% comparativamente às margens contabilizadas em 2017 quando o balanço apontava para 31,2 milhões, indica um relatório da entidade a que o VALOR teve acesso.
A contribuir para o emagrecimento dos lucros, estarão, entre outras causas, as perdas registadas nos mercados angolano e espanhol. Por exemplo, o Ebtida (resultados antes dos impostos) do grupo reduziu 6,5%, passando de 65,2 para 61,0 milhões de euros com o mercado português a contribuir com resultado positivo de quatro milhões, enquanto Angola e Espanha contribuíram com a redução de dois e seis milhões de euros respectivamente. Por outro lado, o volume de negócios da companhia em Angola reduziu 40%, passando de 18 para 30 milhões de euros, enquanto em Espanha a redução foi de 4,1% para 206 milhões de euros.
A redução em Angola foi provocada, sobretudo, pela depreciação do kwanza. “O aumento dos preços de venda, que, em acumulado, ascendeu a apenas 28%, permitiu manter o volume de negócios em moeda local, contudo insuficiente para compensar a acentuada desvalorização (88%) do kwanza face ao euro”, lê-se no relatório.
Como resultado, registou-se uma redução de cerca de 69,3% no imposto que a companhia pagou em Angola, passando de 236.446 para 72.419 euros.
Dos mercados em que a companhia opera, só Portugal salvou o balanço, ao ver as vendas subirem 11%, resultante, como garante a administração, da “evolução positiva” da restauração, conjugada com os efeitos das novas lojas abertas em 2017 e 2018.
A contabilidade do grupo considera que a evolução positiva em Portugal permitiu “minimizar dois relevantes impactos” que afectaram o grupo, precisamente a “importante redução do contributo de Angola para o volume de negócios superior a 40%”.
Queda no consumo em Luanda
Depois da queda nos resultados líquidos, a administração da Ibersol mantém a posição de “suspender a expansão e concentrar os recursos na sustentação e aprofundamento da operação da KFC e da Pizza Hut,” aguardando por “melhores condições económicas”. Uma decisão sustentada pela compreensão do grupo de que “a incapacidade de aumentar os preços, ao ritmo da desvalorização, determinará ainda uma forte diminuição da rentabilidade das operações” em Angola, onde conta com 10 lojas.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...