Controlo de elefantes redobrado no parque do Lauiana
CONSERVAÇÃO. Município do Rivungo apresenta um dos maiores habitats naturais da espécie em Angola, razão da frequente circulação de manadas. Estudo realizado no ano passado aponta para a existência de mais de três mil elefantes na província.
O administrador municipal do Rivungo, no Kuando-Kubango, Júlio Vidigal, garantiu que se estão a criar condições para o reforço do controlo da população de elefantes existentes no país, bem como a sua localização e preservação do seu habitat.
Em declarações à Angop, a propósito do ‘Dia Mundial do Elefante’ assinalado a 12 de Agosto, Júlio Vidigal considerou que o município do Rivungo representa um habitat natural da espécie e, por esta razão, verifica-se com frequência a presença e circulação de manadas.
Por este facto, prevê, em breve, a realização de um trabalho profundo que inclua a colocação de GPS nos animais, para se apurar o número de elefantes, não só no Rivungo, mas também na zona de transição. “Seria importante que os animais tivessem GPS para o acompanhamento dos seus movimentos e quantificação”, sugeriu Vidigal.
Um levantamento feito de 2015 a 2016 pelo Instituto Nacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação de Angola dá conta da existência de mais de três mil elefantes no Kuando –Kubango.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública