CONCESSIONÁRIA AFASTA PREOCUPAÇÕES COM A RDC E TRUMP

Corredor do Lobito recebe 500 milhões de dólares dentro de três meses

EXCLUSIVO. Consórcio responsável pela gestão do corredor do Lobito garante, ao Valor Económico, que medidas do presidente norte-americano não afectam o financiamento de infra-estruturas, apesar de um dos financiadores, a USAID, já ter fechado a porta. Primeiro financiamento, com a nova governação nos Estados Unidos, será concedido dentro de três meses. 

Corredor do Lobito recebe 500 milhões de dólares dentro de três meses

A Lobito Atlantic Railway, concessionária do corredor do Lobito, vai receber dentro de três meses o financiamento de 500 milhões de dólares da Development Finance Corporation (DFC), dos 878,600 milhões previstos, avançou o CEO do consórcio, Francisco Franca, ao Valor Económico.

O dinheiro da norte-americana DFC vai servir para a construção e desenvolvimento de infra-estruturas ao longo do corredor, concretamente no lado de Angola. 

O escalar do conflito na vizinha República Democrática do Congo (RDC), um dos países de ligação do corredor, de onde provêm as matérias-primas rumo ao ocidente, não constitui nenhuma preocupação para o CEO da Lobito Atlantic Railway. Francisco Franca entende que Lubumbashi, por exemplo, que integra o corredor, está distante de Kivu Norte, por isso, acredita que não vão ser afectados.

Quanto às medidas do presidente norte-americano, Donald Trump, de se afastar dos países africanos, O CEO da Lobito Atlantic Railway afasta a possibilidade de os financiamentos de origem norte-americano previstos estarem em risco.

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.