Crescimento do PIB será mais lento este ano
Os economistas afectos ao Banco de Fomento Angola (BFA) antecipam que o Produto Interno Bruto cresça de modo “mais lento” neste ano, devido à contribuição do PIB petrolífero, que voltará a ser “bastante negativa”, contrariamente ao PIB não-petrolífero que deverá voltar a crescer.
“Com a contracção que antecipamos ao nível do PIB petrolífero, o nível geral de actividade económica deverá crescer entre 1,0-1,5%, voltando a acelerar para um ritmo médio a rondar os 3-5% no período entre 2024-2027”, preveem.
No ano passado, a tendência da economia nacional foi de crescimento, com diferenças no sector petrolífero e não-petrolífero. A economia petrolífera que cresceu pela terceira vez desde 2016, segundo os especialistas do banco, deverá desacelerar o crescimento no quarto trimestre de 2022. Enquanto a economia não-petrolífera deverá crescer aos níveis do terceiro trimestre de 2022 ou acelerar ligeiramente.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
Festas em Angola deixaram de ser negócio rentável