Da garagem à marca mais valiosa do mundo
DISTINÇÃO. Amazon ultrapassou no Google e a Apple e tornou-se na marca mais valiosa do mundo em 2018, indica o mais recente estudo, elaborado pela consultora internacional Brand Finance.
O valor da ‘gigante’ do comércio electrónico, que foi criada numa garagem, cresceu 42% face a 2017 ao alcançar 150,811 mil milhões de dólares, segundo o estudo da consultora Brand Finance, uma distinção que catapulta a marca como a mais valiosa do mundo em 2018, relegando para posições inferiores ‘colossos’ como a Apple e o Google.
A Apple manteve-se em segundo lugar, assumindo uma posição correspondente a 146,311 mil milhões de dólares. Enquanto isso, o Google caiu para a terceira posição, mesmo com o crescimento de 10%, para 120,911 mil milhões de dólares, de acordo com o estudo da Brand Finance Global 500, que reúne as 500 marcas mais importantes do mundo.
A coreana Samsung, a primeira marca fora dos EUA na lista, vem em quarto lugar, com 92,289 mil milhões de dólares, seguida pelo Facebook, com 89,684 mil milhões, que saiu da nona posição, em 2017, para o quinto lugar no ‘ranking’ deste ano. “Pela primeira vez, no estudo Brand Finance Global 500, as marcas de tecnologia dominam todas as cinco primeiras posições da liga. Samsung e Facebook registaram expressivos crescimentos no valor das marcas, de 39% e 45%, respectivamente, ultrapassando a AT&T”, aponta o estudo, destacando ainda que “a mudança no topo é reflexo de uma tendência global mais ampla já que as marcas do sector de tecnologia hoje são mais de duas vezes o valor das telecoms”. Além da Samsung, o Banco Industrial e Comercial da China (ICBC) é a única marca fora dos EUA a marcar presença entre as 10 de maior valor. Das 20 maiores marcas, seis são da China e nove são dos EUA.
O ‘SEGREDO’ DA AMAZON
A Amazon, que este ano chega ao título de marca mais valiosa do mundo, segundo a avaliação da Brand Finance, é liderada pelo carismático ‘mega investidor’ Jeff Bezos, também ele considerado recentemente como o homem mais rico do mundo pela Forbes.
Jeff Bezos viu a sua fortuna crescer 2,8 mil milhões de dólares, a 23 de Janeiro, quando as acções da ‘gigante’ do ‘e-commerce’ subiram 2,5%, um dia depois do lançamento de sua primeira loja sem caixa.
O multimilionário, que, segundo a Forbes, ostenta agora um património líquido de 113,5 mil milhões de dólares, leva agora uma significativa vantagem em relação aos seus adversários mais directos, nomeadamente Bill Gates e Warren Buffett, que possuem fortunas avaliadas em 92,5 mil milhões de dólares e 92,3 mil milhões, respectivamente.
A maior parte da riqueza da Bezos, segundo a Forbes, vem de sua participação de 16% na Amazon que é, actualmente, considerada como uma das empresas mais valiosas do mundo, activa em computação de nuvem, ‘streaming online’ e dispositivos inteligentes.
Bezos começou a carreira em Wall Street, onde trabalhou para o famoso fundo D.E. Shaw depois de se formar em ciência da computação e engenharia eléctrica em Princeton. Depois de ser promovido algumas vezes no D.E. Shaw, Jeff Bezos demitiu-se e mudou-se para Seattle, nos EUA, em 1994. Então, fundou a Amazon na garagem de casa e começou a vender livros online, levando pessoalmente os pacotes ao correio no seu carro Chevrolet Blazer 1987.
BCI fica com edifício do Big One por ordem do Tribunal de...