ANGOLA GROWING
KEVIN O´LEARY

De vendedor de gelado despedido a multimilionário

06 Nov. 2017 Valor Económico Gestão

FORTUNA. Foi despedido uma única vez na sua vida, mas aquilo que, em princípio, viria a ser a sua maior desgraça tornou-se, na verdade, no trampolim para definir os seus objectivos e tornar-se num dos empresários de maior sucesso do mundo.

OLeary K Web

A imprensa especializada em matéria de gestão apelidou-o o ‘Senhor Maravilha’, justificando a distinção com o facto de Kevin O’Leary ter sucesso em quase todo o negócio em que se envolve.

O multimilionário canadiano, de 63 anos, é dono de várias empresas e tem participações em outras tantas firmas. A sua carreira e nome afirmaram-se no mundo do empreendedorismo quando vendeu à gigante Mattel, em 1999, a sua empresa software juvenil por quase quatro mil milhões de dólares.

Kevin O’Leary conta que tudo começou quando foi despedido do seu primeiro emprego. Aliás, quando foi despedido pela primeira e única vez na vida. Em recentes declarações à CNBC, O’Leary explicou o que aconteceu quando foi contratado para a Magoo’s Ice Cream Parlour, uma loja de gelados.

“Estava muito entusiasmado, era o meu primeiro trabalho”, começou por dizer, acrescentando que uma das razões que o levaram a aceitar a proposta tinha que ver com o facto de a rapariga em que estava interessado trabalhar do outro lado da rua. Tudo corria bem, até ao dia em que a patroa de O’Leary o obrigou a limpar o chão antes de sair. E limpar o chão implicava remover as pastilhas que eram deixadas no chão ou coladas nas mesas e cadeiras do estabelecimento. Apavorado com a ideia que a rapariga pela qual estava apaixonado pudesse ter dele quando o visse curvado e a descolar pastilhas, o ‘Senhor Maravilha’ desafiou a chefia.

“Fui contratado para servir gelados, não para limpar o chão”, disse na altura. A patroa despediu-o na hora. “Fui para casa e contei à minha mãe. Ela só me disse que tinha feito uma grande asneira, mas depois deu-me um conselho. Disse-me que havia duas pessoas no mundo: ‘aquelas que mandam na loja e aquelas que limpam o chão da loja, tens de escolher qual delas queres ser.’”

“Foi aí que tomei a decisão de nunca mais obedecer a ninguém, que queria ser o chefe e não o empregado. E nunca mais trabalhei para ninguém. Foi nesse dia que a minha vida mudou”, contou.

“Gostaria de voltar a encontrar a minha antiga patroa para lhe agradecer por ter mudado a minha vida”, disse. Do primeiro negócio à política, em 1983, aos 29 anos, Kevin O’Leary fundou, na cave da sua casa, em Toronto, a empresa de software juvenil Softkey.

Já nesta altura, o empresário denotava um perfil de investidor de risco, o que o fez adquirir participações em diversas outras empresas de software. Entretanto, esta sua primeira empresa viria a receber o nome da The Learning Company (TLC), que ele próprio comprou e, no final dos anos 1990, vendeu-a à Mattel por quase quatro mil milhões de dólares.

Depois de muitos anos a investir no mercado de capital de risco, O’Leary criou um fundo que, segundo a imprensa especializada, chegou a gerar mais de mil milhões de dólares. Entretanto, acabou por passar o fundo para outro empresário.

Mantendo sempre um perfil de investidor, o seu lado mais visível passou na televisão, após 2006, quando a ABC lançou o programa ‘Shark Tank’. Já este ano, empenhado na política, Kevin O’Leary acabou por desistir da corrida à liderança do Partido Conservador canadiano.