Anúncio de subscrição
RELATÓRIO DE CONTAS 2021

Depósitos crescem 21,8% no banco Sol, mas crédito sobe apenas 4,5%

13 Apr. 2022 Mercado & Finanças

A carteira de depósitos do banco Sol cresceu 21,8% para os 639,8 mil milhões de kwanzas, no ano passado, desempenho positivo que também se verificou no activo líquido que cresceu 13% para os 751,4 mil milhões de kwanzas.  

 

Depósitos crescem 21,8% no banco Sol, mas crédito sobe apenas 4,5%

De crescimento em crescimento, o banco garante ter registado também aumento de clientes para um milhão, mais 15%, face à carteira contabilizada no fim do exercício de 2020.  

No lado do crédito, o aumento ficou-se pelos 4,5% para os 214,1 mil milhões de kwanzas, números justificados pelo banco com “as limitações do próprio mercado”.

Mónica Aleixo Pereira, directora de Marketing do banco, argumenta que, apesar dos desafios impostos pela pandemia, ao ponto de provocar “uma queda abrupta da procura e a contracção na oferta, nada travou o crescimento da instituição no ano em que completou 20 anos de existência”. Entusiasmo também explicado pelo rácio de solvabilidade do banco que se cifrou nos 20,78%, “estando acima do mínimo exigido pelo BNA”, como nota Mónica Pereira.

O banco Sol, garante, conseguiu assegurar a sustentabilidade do modelo de negócio, através de uma gestão “adequada e prudente do risco, liquidez e do capital”. E acrescenta que a actividade operacional tem o foco “na eficiência e rentabilidade, optimizando a estrutura de custos e apostando numa gestão de processos mais simples, digital e centralizada”.