Dados do INE

Desemprego diminuiu 8,9% no quarto trimestre de 2020

A população desempregada em Angola diminuiu em 8,9% no último trimestre do ano passado em relação ao terceiro trimestre do mesmo ano.

Desemprego diminuiu 8,9% no quarto trimestre de 2020

Os dados constam do Inquérito ao Emprego em Angola (IEA), referentes ao quarto trimestre do ano passado apresentados hoje, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A população desempregada esteve estimada em 4,7 milhões de pessoas, com 15 ou mais anos. Houve uma redução de 461.023 pessoas desempregadas, em relação ao terceiro trimestre do ano passado.

Segundo a directora-geral do INE, Chaney John, a diminuição deve-se essencialmente ao relaxamento das medidas de restrição devido a pandemia da Covid-19 adoptadas pelo Governo.  “Entendemos que estamos em época de pandemia e esta melhoria da taxa de desemprego a nível trimestral compreende-se devido ao relaxamento de algumas medidas de restrição que acontecerem no trimestre. Estas medidas deram ocasião para o aumento da actividade económica”, sublinhou a responsável do INE.

Chaney John adiantou ainda que as empresas, devido a este relaxamento implementado, produziram “mais e há mais emprego”.  Para a directora do INE, a população que estava na taxa inactiva começou a fazer parte da activa, sendo que alguns conseguiram encontrar emprego. A tendência vai ser continuar a sequência desta redução devido às vacinas, acredita a directora do INE.

Comparativamente ao terceiro trimestre de 2019, a população desempregada aumentou em 120.465 pessoas, representando uma subida de 2,6%.

A taxa de desemprego está hoje estimada em 30,6% valor inferior em 3.4 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior do ano passado. 

 

X