Desemprego diminuiu 8,9% no quarto trimestre de 2020
A população desempregada em Angola diminuiu em 8,9% no último trimestre do ano passado em relação ao terceiro trimestre do mesmo ano.
Os dados constam do Inquérito ao Emprego em Angola (IEA), referentes ao quarto trimestre do ano passado apresentados hoje, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
A população desempregada esteve estimada em 4,7 milhões de pessoas, com 15 ou mais anos. Houve uma redução de 461.023 pessoas desempregadas, em relação ao terceiro trimestre do ano passado.
Segundo a directora-geral do INE, Chaney John, a diminuição deve-se essencialmente ao relaxamento das medidas de restrição devido a pandemia da Covid-19 adoptadas pelo Governo. “Entendemos que estamos em época de pandemia e esta melhoria da taxa de desemprego a nível trimestral compreende-se devido ao relaxamento de algumas medidas de restrição que acontecerem no trimestre. Estas medidas deram ocasião para o aumento da actividade económica”, sublinhou a responsável do INE.
Chaney John adiantou ainda que as empresas, devido a este relaxamento implementado, produziram “mais e há mais emprego”. Para a directora do INE, a população que estava na taxa inactiva começou a fazer parte da activa, sendo que alguns conseguiram encontrar emprego. A tendência vai ser continuar a sequência desta redução devido às vacinas, acredita a directora do INE.
Comparativamente ao terceiro trimestre de 2019, a população desempregada aumentou em 120.465 pessoas, representando uma subida de 2,6%.
A taxa de desemprego está hoje estimada em 30,6% valor inferior em 3.4 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior do ano passado.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...