Deslizamento de terra causa 40 mortos
Quarenta pessoas foram mortas esta semana, num deslizamento de terra que engoliu uma aldeia de pescadores na República Democrática do Congo (RDC), na região ocidental do lago Albert (nordeste), soube ontem (18) à AFP, de fonte oficial.
Segundo a fonte, que cita o vice-governador da província do Ituri, Pacifique Keta, o incidente, que se registou na localidade piscatória de Tora, foi provocado em consequência das fortes chuvas que assolam a região.
A pesca sobre o lago Albert é uma das principais actividades económicas no Ituri, região fronteiriça com Uganda. Rica em ouro, o Ituri foi teatro de violência inter-comunitária por parte de milícias durante a segunda guerra do Congo (1998-2003). A RDC conheceu no passado, outros deslizamentos de terra mortíferos.
Em Maio de 2010, um deslizamento que aconteceu na aldeia de Kibiriga, no leste do país, causou 19 mortos e 27 desaparecidos.
Em Fevereiro de 2002, 50 pessoas tinham encontrado a morte num outro episódio semelhante provocado por fortes chuvas em Uvira (este), deixando igualmente duas mil 500 pessoas sem abrigo.
Na Serra Leoa, mais de 300 pessoas, das quais 105 crianças foram mortas segunda-feira, em Freetown, em consequência de inundações catastróficas e deslizamento de terras.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública