Diamantes concentram mais de metade dos títulos mineiros
Extracção. Exploração de recursos minerais cresce exponencialmente. Em todo país, abriram vários projectos, do diamante ao nióbio, passando pelo líquio, níquel, cobre ou cobalto. Moxico é a única província sem qualquer exploração mineira.
Angola contabiliza 125 títulos de exploração de recursos minerais, segundo dados da Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM), afecta ao Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (Mirempet), a que o Valor Económico teve acesso.
Os números correspondem a um crescimento de 525%, comparados aos de Setembro de 2023, quando a ANRM tornou público que o país contava com 20 títulos mineiros.
Dos actuais 125 títulos de exploração mineira, mais de metade, cerca de 56,8%, foi emitida para projectos diamantíferos, contabilizando ao todo 71 títulos. O segundo com maior quota, em termos de recursos minerais, é o ouro com 11 títulos de exploração, seguindo-se o quartzo com nove, gesso com oito, calcário com seis, argila com cinco e ferro com quatro e águas minerais e medicinais com dois.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública