Diamantes renderam mais de 250 milhões USD
Os diamantes geraram 264 milhões de dólares em receitas para Angola no terceiro trimestre deste ano, registando uma diminuição em 52,5 milhões de dólares comparativamente ao período homólogo.
Os dados foram avançados hoje (6) pelo presidente do conselho de administração da Sociedade de Comercialização de Diamantes de Angola (Sodiam), Eugénio Bravo da Rosa, num encontro com as operadoras do sector para a apresentação das suas realizações de mercado.
Segundo Eugénio Bravo da Rosa, o valor arrecadado corresponde a 1,5 milhões de quilates comercializados ao preço médio de 167,96 dólares por quilate.
O gestor salientou que 93% dos diamantes vendidos corresponde a 93% da produção industrializada e o restante à artesanal, comentando que se tem vindo a registar "um aumento crescente dos preços dos diamantes". Na última reunião realizada em Julho os dados avançados pela Sodiam davam conta de uma faturação no segundo trimestre de mais de 300 milhões de dólares.
A receita bruta proveniente da actividade de comercialização de diamantes, essencialmente oriunda da Lunda-Sul (85%) e da Lunda-Norte (15%), foi de 316,5 milhões de dólares, foi proveniente da actividade industrial e 21,5 milhões de dólares (6,8%) da artesanal.
Durante o segundo trimestre, a Sodiam teve um volume de comercialização total de 2,3 milhões de quilates, vendidos ao preço médio de 136,69 dólares por quilate, mais 12 dólares que no primeiro trimestre. Angola tem como meta de produção para 2018 cerca de nove milhões de quilates.
“Quem no fundo acaba por ter poder sobre o judicial...