Dos 14,1 mil milhões kz só foram pagos ao Estado 2,7 mil milhões
PRIVATIZAÇÃO. Apesar da ligeira redução do valor em incumprimento, secretário de Estado para as Finanças e Tesouro garante que as prestações estão “sob controlo” e não afasta a hipótese de os incumpridores perderem as empresas. Desde a implementação do programa, Estado já foi ‘forçado a arrancar’ activos privatizados a três grupo empresariais.
Há quase um ano, em Fevereiro de 2022, a ministra das Finanças, Vera Daves, mostrava-se preocupada com o incumprimento no pagamento dos activos já privatizados pelo Estado no âmbito do Programa de Privatizações (Propriv), que rondavam os 14,1 mil milhões de kwanzas. Agora, no primeiro mês de 2023, o valor em incumprimento reduziu ligeiramente para 11,4 mil milhões, o que indica que apenas 2,7 mil milhões foram pagos ao Estado pelos devedores que adquiriram activos, de acordo com cálculos do Valor Económico, baseados nas estatísticas do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (Igape).
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
BCI fica com edifício do Big One por ordem do Tribunal de...