Dundo presta tributo a Agostinho Neto
A cidade do Dundo, Lunda-Norte, acolhe hoje o acto central do 17 de Setembro, Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional que decorre sob o lema ‘Com os ideais de Neto, diversifiquemos a economia de Angola’.
O acto é presidido pelo ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Cândido Pereira Van-Dúnem. Ainda hoje, em Luanda, o ministro do Interior, Ângelo da Veiga Tavares, preside à cerimónia formal do hastear da bandeira a ter lugar no Museu de História Militar, no âmbito das festividades do Dia do Herói Nacional.
As comemorações do dia 17 de Setembro começaram a 10, em todo o país e nas missões diplomáticas e consulares de Angola com objectivo de enaltecer a figura e a obra do Dr. António Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola, reverenciar a sua contribuição na liberdade de Angola e de África, em particular, a região Austral, bem como os esforços para a conquista da paz em todo o território nacional. A data lembra igualmente o legado político do primeiro Presidente da República de Angola e do Herói Nacional.
Celebrações decorrem até 25 de Setembro
Num memorando, o Ministério da Administração do Território indica que a celebração dos 95 anos sobre o nascimento de Agostinho Neto vem reconhecer as suas qualidades enquanto humanista, médico, homem de letras e, acima de tudo, nacionalista convicto e entregue de corpo e alma às causas da pátria angolana.
"A visão estratégica do Presidente Dr. António Agostinho Neto está patente nos inúmeros discursos que legou aos angolanos\", destaca o documento, sublinhando que, nas suas múltiplas intervenções públicas, algumas hoje achadas soltas e outras agrupadas em compêndios, Agostinho Neto manifestou uma preocupação permanente com o futuro de uma Nação que, vencida a luta pela Independência, preparava-se para uma batalha ainda maior: a luta pelo desenvolvimento, pelo progresso.
JLo do lado errado da história