ANGOLA GROWING
Estabilização macroeconómica

Economia não está em recessão, diz ministro

Governo pretende ainda ultrapassar a actual situação, o quanto antes, adoptando, entre outras, medidas fiscais, consubstanciadas em redução de despesas e ajuste ao mercado cambial.

0517d67f4 dd06 42b8 8634 204d406c001c

A economia angolana está perante uma situação de taxa de crescimento baixa e de quase estagnação e não de recessão, afirmou hoje o ministro de Estado do Desenvolvimento Económico e Social, Manuel Nunes Júnior, citado pela Angop.

Para ultrapassar tal situação o Governo vai adoptar, entre outras, medidas fiscais, consubstanciadas em redução de despesas e ajuste ao mercado cambial, assegurou Manuel Nunes Júnior, durante uma conferência de imprensa que visou a apresentação do Programa de Estabilização Macroeconómica de 2018.

O Programa de Estabilização Macroeconómica para o ano de 2018 "visa, a partir do imediato e de forma efetiva, dar início a um processo de ajuste macroeconómico, do ponto de vista fiscal e cambial, que permita o alinhamento da nossa economia a um ambiente referenciado como novo normal".

De acordo com um comunicado da Presidência da República, "o Programa de Estabilização Macroeconómica tem como elementos fundamentais a consolidação fiscal e a estabilização do mercado cambial, em torno dos quais se irão mover os demais domínios.

As políticas dos setores monetário, financeiro e real deverão ser conduzidas para o ajustamento fiscal e cambial, bem como para mitigar os efeitos adversos"