Embaixador quer acordo para a manutenção de infra-estruturas construídas por empresas chinesas
O novo embaixador da China em Angola, Zhang Bin, defende a necessidade de o Governo angolano concertar com as empresas chinesas um plano de manutenção das infra-estruturas construídas por estas empresas neste período de cooperação entre os dois países.
O diplomata, que falava em conferência de imprensa, na passada sexta-feira, 22, referiu que, durante os mais de 20 anos das relações entre Angola e a China, foram construídas muitas infra-estruturas que carecem de manutenção. “A China construiu muitas infra-estruturas em Angola e todas estas infra-estruturas necessitam de manutenção, a nossa solução é encorajarmos as nossas empresas que devem cooperar e dialogar com o Governo sobre a manutenção destas infra-estruturas, seguindo os princípios do mercado internacional”, declarou.
Zhang Bin defendeu, por outro lado, a necessidade da formação de quadros jovens angolanos que possam dedicar-se à manutenção destas infra-estruturas. “Isso é uma das tarefas do meu mandato: promover a formação profissional aqui em Angola, e isso pode ser uma solução da questão da manutenção”, referiu, avançando que já tem estado a falar com responsáveis de institutos técnicos da China que têm interesse em abrir centros de formação técnica em Angola.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública