Empreendedores querem redução do IVA de 14 para 7%
A Associação de Empreendedores de Angola (AEA) propôs à Administração Geral Tributária (AGT) a revisão do Imposto Sobre Valor Acrescentado (IVA) de 14% para 7%.

Uma nota da AEA informa que a associação sugeriu esta redução a AGT, por causa do “agravamento da inflação, o fraco poder de compra dos cidadãos e consequentemente o encerramento de muitas empresas”
A AEA remeteu uma carta à AGT em que explica os indicadores macroeconómicos e onde também esclarece que a taxa a 7% é a mais realista a aplicar para este imposto. “A pandemia da Covid-19 gerou uma crise económica sem precedentes num curto espaço de tempo. Os seus impactos de longo prazo vão depender de quão rápido forem as medidas sanitárias económicas de resposta contra o novo coronavírus, não descurando os factores geopolíticos que têm implicações no comportamento das principais ‘commodities’ mundiais, com realce para o petróleo”, salienta a nota.
A AEA sugere que a revisão possa ser gradual.
Também recentemente a Associação Industrial de Angola (AIA) sugeriu à AGT a redução do IVA, principalmente o da cesta básica de 5% para 1%, por causa da situação económica e baixo poder de compra das famílias.
João Lourenço revela que já pensou no perfil do seu sucessor depois...