ANGOLA GROWING
Avaliado em 35 milhões de euros

Empresa japonesa vai construir novo Centro Nacional de Emergências Médicas

Uma empresa japonesa foi escolhida pelo Governo para construir, por mais de 35 milhões de euros, o novo Centro Nacional de Emergências Médicas de Luanda.

0e5754fe8 f1d7 4d76 905c 3f5d4f42feb8 r NjQweDM0Mw

De acordo com uma decisão na forma de despacho presidencial, o Ministério da Saúde foi autorizado a contratar a obra, que envolve a construção e apetrechamento do centro, à empresa Kanematsu, tecnológica fundada em 1918, no Japão, e com vendas anuais acima dos 10 mil milhões de dólares.

A obra, ainda segundo a autorização assinada pelo Presidente, José Eduardo dos Santos, será financiada pela linha de crédito do Japão do JBIC (Japan Bank for International Cooperation).

Em 2015, decorreu em Luanda o fórum empresarial entre Angola e Japão, juntando empresários e responsáveis políticos dos dois países. Só uma empresa japonesa do sector têxtil, foi então anunciado, tinha em curso a implementação de três fábricas em Angola, num investimento de mil milhões de dólares considerado "acelerador" do processo de diversificação da economia.

A propósito, o director executivo do Banco Japonês para a Cooperação Internacional (JBIC), Koichi Yajima, apontou desde logo, entre outras áreas, a possibilidade de aquela instituição pública financiar investimentos em Angola, de investidores do Japão.