Empresários descontentes com AGT por falhas no sistema e por causa de dívidas que “não existem”
TRIBUTAÇÃO. Há uma empresa que deixou de participar de um leilão do Governo por falhas no sistema e outra que se queixa de dívidas que “não existiam”. Há números fiscais suspensos sem avisos. Distribuidores enviaram sugestões para alterar normas de procedimentos. Instituição dirigida por José Leiria remeteu-se ao silêncio.
Algumas empresas têm enfrentado, nas últimas semanas, dificuldades em obter a Certidão de Conformidade Tributária, documento que certifica que a empresa não tem dívidas em atraso ao fisco.
As dificuldades vão desde a obtenção do documento junto do portal da Administração Geral Tributária (AGT), por causa das constantes quebras do sistema, os chamados ‘bug’, até ao aparecimento de dívidas ‘fantasma’.
Um empresário que não se quis identificar, por temer represálias, revelou ao Valor Económico que, recentemente, ao tentar obter a certidão da sua empresa, apareceram várias dívidas ao fisco “que nunca existiram”. A situação fez com que a empresa quase não conseguisse participar de um leilão realizado pelo Governo para a importação de ‘inputs’ agrícolas. Fora as dívidas, o empresário também enfrentou diversas quebras de sistema do portal. “Mudaram o sistema. Quando queremos uma declaração está sempre com problemas. Estávamos com dificuldades em retirar a declaração. Apareceram dívidas que nunca existiram, mas felizmente conseguimos retirar o documento a tempo”, conta.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
Venâncio Mondlene acusa João Lourenço de temer reabertura do processo ‘dívidas ocultas’