ENDE altera tarifário de electricidade
Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (Ende) prevê fazer um reajuste do tarifário de electricidade este ano, mas a alteração depende do Ministério das Finanças e do Instituto Regulador do Sector Eléctrico e Águas.
A possibilidade foi confirmada ao VALOR pelo director comercial da Ende, Marcos Balanca, quando procedia ao balanço preliminar do desempenho de 2018. Balanca que disse não saber a modalidade da previsível mexida nas tarifas, referiu que a alteração ainda depende da retirada, gradual ou total, da subvenção do Estado. A actualização é vista, em todo o caso, como necessária para adequar o valor ao actual das tarifas ao estado da economia e corresponder às reformas na energia e água.
Em Angola, a energia electrica é subvencionada até 70%, mas o Estado não paga regularmente, o que provoca impacto negativo nos resultados da Ende. A tarifa subvencionada ronda, em média, 5,2 kwanzas por kilowatt por hora, enquanto o preço real se situa entre 15,2 e 16 kwanzas por kilowatt/hora, sendo que o valor varia em função dos custos operacionais da empresa.
A última actualização do tarifário de electricidade ocorreu em Janeiro de 2015, tendo havido incrementos de entre 53 e 60%.
O balanço preliminar do desempenho da empresa, em 2018 aponta, como positivos, os resultados alcançados, com destaque para a redução das perdas comerciais em 4% ao quedar-se nos 12% até ao fim do ano. Já a facturação registou um aumento, ao passar de 69% para 77%, um crescimento de oito pontos percentuais. “As medidas aplicadas tiveram o efeito desejado”, destaca o director comercial que fala em ”um novo dinamismo”.
A Ende espera adicionar mais de 342 mil clientes, aos actuais 1.427.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública