ENDE arrecada em média 2 milhões kz/dia com taxa de lixo
A Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) está a arrecadar, em média, mais de dois milhões de kwanzas por dia com a cobrança da taxa do lixo, na centralidade do Kilamba, revelou, ao VE, fonte da empresa.
Os actuais resultados, segundo a fonte, são decorrentes de dívidas acumuladas por parte dos moradores, referentes a Fevereiro, Março e Abril, cujos valores passaram a ser cobrados, de uma só vez, desde o mês passado.
A medida, que começou a vigorar em Fevereiro, não tinha sido, até então, extensiva à centralidade do Kilamba, devido a questões técnicas, segundo as informações oficiais. Entretanto, a activação do processo gerou uma série de protestos por parte dos moradores face à exigência de terem de pagar o acumulado de três meses, vetando-se a compra de recargas de electricidade aos ‘incumpridores’.
A ENDE possui, em Luanda, 500 mil clientes cadastrados no sistema da também chamada Taxa de Serviço de Limpeza (TSL). No sistema antigo, a empresa emitia apenas 50 mil facturas por dia, mas o processo de facturação chegava a durar 12 dias.
O VE tentou apurar o valor total da arrecadação da taxa do lixo, em Luanda, no entanto, sem sucesso, face à recusa do governo da província em comentar o assunto. Posicionamento idêntico teve o responsável do gabinete de comunicação institucional e marketing e publicidade da ENDE, Pedro Bila, empresa a qual foi atribuída a responsabilidade de cobrar a taxa de lixo juntamente com a factura de electricidade.
Governo recua e retira Unicargas da lista das privatizações