Endiama e Sodiam com divergências bilionárias nas contas a receber e a pagar
RELATÓRIO. Duas empresas estão entre as 38 do sector empresarial público, cujas contas do exercício de 2022 foram aprovadas com reservas. Diferenças nos valores declarados e confirmados estão entre os aspectos destacados pelo auditor independente.

Os procedimentos e controlos internos da Endiama não asseguram que todas as transacções relevantes sejam capturadas e reportadas para registo contabilístico e tratamento fiscal atempado e no exercício a que respeitam.
Esta é uma das deficiências declaradas pelo auditor independente às contas da diamantífera referentes ao exercício de 2022, que, tal como no exercício de 2021, expõem divergências com a Sodiam nos valores que ambas declaram como a receber e a pagar.
A empresa faz parte da lista das 38 do sector empresarial público que tiveram as contas aprovadas com reservas. Entre as cinco reservas registadas pela Deloitte, destacam, entre outras, a que tem que ver com os "investimentos em subsidiárias e associadas".
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
João Lourenço revela que já pensou no perfil do seu sucessor depois...