Ensa volta a apostar no seguro agrícola cinco anos depois
A seguradora Ensa relançou o seguro agrícola, cinco anos depois da subscrição da última apólice. O produto está “desenhado para os novos projectos agrícolas”, anuncia a seguradora em comunicado.
Angola lançou em 2018 um programa-piloto, liderado pela Ensa, para implementar o seguro agrícola. O programa não vingou. Na altura, as seguradoras deixaram claro que para implementação do seguro, o Estado precisava de estar disponível para fazer uma subvenção.
De acordo com o comunicado da Ensa, o novo seguro confere “maior protecção aos agricultores contra eventos climáticos adversos resultantes de seca, excesso de chuvas, inundações e tempestades, bem como contra danos provocados por animais, transbordos de rios, granizo, geada, incêndios e raios”. O produto prevê ainda a reposição de perdas de produção e o apoio a aquisições de bens após as perdas.
A primeira das apólices da nova linha do seguro já foi subscrita e cobre as culturas da fazenda Indu-Agri, localizada em Benguela.
A seguradora entretanto não esclarece se conta ou não com algum apoio do Estado e como é que foi calculado o risco do seguro.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública