Entre a Palanca e as maravilhas
Malanje é uma província privilegiada, em termos de belezas naturais. As Pedras Negras de Pungo Andongo, assim como as Quedas de Kalandula, deixam qualquer visitante deslumbrado pela sua imponência. Considerada como uma das sete maravilhas do país, têm mais de 500 metros e formam um arco-íris permanente e um nevoeiro ilusório.
A região que acolhe as Quedas de Kalandula, a ilha do Kwanza, no município da Cangandala, tem locais propícios para banhos e é também a região da Palanca Negra Gigante. A ´maravilha natural´ tem também um miradouro e é um local próprio para passeios e piqueniques.
Mas Malanje não conta somente com as ´maravilhas´ de Kalandula. Existem também as quedas de S. Francisco José, quedas do Colo e as quedas rápidas do Luino. O Morro do Bongo e a Mesa da Rainha Ginga são outras das atracções que não deve deixar de visitar. Em Capanda, está situada a maior barragem do país.
A região possui igualmente uma vasta fauna, de entre os quais se destacam a Palanca Negra Gigante, os Mabecos, Hiena Malhada, Leopardo, Chita, Gunga, Kissoma, Puku, Songue, Bambi comum, Pacaça, Elefante, Lebre, Palanca Vermelha, Golungo, Nunce, Búfalo, Javali, Hipopótamo, Crocodilo, Leão, Onça, Pongolim, entre outros, incluindo várias espécies de aves.
As festas da cidade acontecem a 13 de Fevereiro e o dia 4 de Fevereiro também é muito celebrado devido ao massacre da Baixa de Kassange.
Malanje possui aeroporto e ligação através de caminho-de-ferro à capital do país, Luanda.
As principais companhias aéreas comerciais voam todas as semanas para a província. As estradas têm sido reparadas e é possível chegar a Malanje via Luanda.
O clima é tropical húmido com temperaturas médias que rondam os 22ºC. O mês mais frio é o de Junho com uma média anual de 21ºC e os mais quentes são os de Março e Abril, com uma média de 25ºC. Ao longo do ano registam-se duas estações: chuvosa que abarca cerca de nove meses (Agosto a Maio) e a outra é a estação do cacimbo que vai de 15 de Maio a 15 de Agosto.
ONDE FICAR
A cidade não conta com muitas opções na rede hoteleira. Dos poucos que existem, destacam-se os hotéis Regina II, Palanca Negra e o Yolaca.
ONDE COMER
A gastronomia em Malanje é conhecida por oferecer pratos típicos da região, como a kizaca, o usse, a carne seca, ginguinga (feita com miudezas), que é sempre acompanhada de funje de mandioca ou de milho. As opções podem ser encontradas no restaurante Kapri, Teresinha, entre outros.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública