Estabilização do câmbio foi conseguida através de “esquema pouco ortodoxo”
ANÁLISE. Economistas consideram a situação do emprego “bastante grave” e anteveem que o país não consiga gerar cerca de 700 mil novos postos de trabalhos formais para contrariar a elevada taxa de desempregados.
No seu mais recente relatório económico referente ao terceiro trimestre de 2023, o Centro de Investigação Económica da Universidade Lusíada (Cinvestec) sublinha que a estabilização do câmbio oficial foi conseguida através de um “esquema pouco ortodoxo, mas eficaz” dependente do no mercado informal.
“Em finais de Outubro de 2023, o dólar encontrava-se, tanto quanto se pode ter a certeza, num mercado ilegal, a uma taxa de 1.000 kwanzas por dólar, ou seja, o diferencial entre as taxas nos dois mercados tinha passado de 4%, que representava a confiança no mercado formal, para 21%, começando a cimentar-se a ideia de que a taxa informal representa melhor o mercado do que a formal, o que é extremamente perigoso”, observam.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública