Estado cria comissão
Os ministérios das Finanças e da Agricultura criaram uma comissão para decidir o futuro das empresas ligadas ao sector agrícola, como a Sociedade de Desenvolvimento dos Perímetros Irrigados (Sopir), Sociedade de Desenvolvimento do Pólo da Capanda (Sodepac), Empresa de Mecanização Agrícola (Mecanagro) e Empresa de Recebimento e Exportação do Café ( Cafangol).
O grupo de trabalho, constituído por membros dos dois ministérios, tem a responsabilidade de apresentar as principais causas que estão na base da incapacidade das empresas em desenvolver planos de negócios pré-concebidos para serem rentáveis. A comissão deve ainda apresentar propostas concretas para o Estado decidir o destino das mesmas.
Segundo um despacho conjunto dos ministérios, o grupo tem até ao dia 25 deste mês para apresentar um relatório de progresso dos trabalhos.
As empresas Sopir e Mecanagro têm apresentado, nos últimos anos, falta de capacidade para pagar salários aos colaboradores. As duas empresas já tiveram inclusive uma greve de protesto.
Em Maio, o ministro da Agricultura, Marcos Nhunga, anunciou a extinção da Mecanagro por considerar a empresa “inviável”.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...